Resultado Final do Circuito Nacional
No último sábado (20) ensolarado no Parque do Povo, em São Paulo (SP), o mineiro de Patos de Minas, André Caixeta, consagrou-se campeão do I Circuito Nacional de Bumerangue, evento da Federação Brasileira de Bumerangue com patrocínio do Banco Santander. O segundo lugar no placar geral ficou com Tiago Nicacio, de Franca (SP), seguido do carioca Paulo Machado. Os vencedores receberam uma premiação em dinheiro, um atrativo a mais para a participação dessas feras na competição e, também, para revelar valores para a modalidade.
Na disputa pelo título, 39 participantes, nacionais e internacionais, passaram por uma maratona e enfrentaram seis modalidades durante todo o dia: Precisão, Pegada Rápida, MTA, Australian Round (Aussie Round), Pegadas Acrobáticas (Trick Catch) e Pegadas Acrobáticas com Dois Bumerangues.
A competição foi acirrada entre os bumeranguistas André Caixeta, o santista Tales Oliveira e o carioca Thiago Lemos. Apesar da pontuação apertada até esta última prova, Caixeta aproveitou as alternâncias do clima em São Paulo e utilizou toda sua técnica para levar a melhor e conquistar o título da temporada 2010.
O mineiro, que tem como modalidade preferida as Pegadas Acrobáticas, atingiu duas marcas importantes em sua carreira: quebrou o recorde brasileiro na Pegada Rápida, em que conseguiu fazer a base de 20 segundos, atingindo a marca de 19,97; e no Enduro fez 61 jogadas durante os cinco minutos válidos da modalidade, sem errar nenhuma. Com isso, Caixeta fecha o ano em 1º lugar no ranking da FBB, totalizando 88 pontos.
Segundo ele, o fator determinante para a vitória foram treinos intensos. “Fiquei muito satisfeito com o resultado. Foi um trabalho difícil e ainda, não comecei o ano muito bem. Fui escalado para o time que foi competir o mundial, na Itália, e era o reserva. Em uma semana que estive lá voltei com muita experiência, absorvi o máximo de conhecimento que pude. Na prova final do Circuito, não tive bom desempenho somente em MTA e na Australian Round. Não acreditava que poderia levar e me surpreendi com o resultado. O legal é isso, a competição te motiva a treinar e esse foi meu empenho e segredo para conseguir o título”, ressaltou o campeão.
Carlos Marini Filho, o Magrão, presidente da FBB e um dos principais incentivadores do bumerangue nacional, destacou a ótima temporada de 2010 do Circuito Nacional de Bumerangue. “O ano de 2010 foi importante para a modalidade. Com o apoio do Parque do Povo, do banco Santander e da Prefeitura de São Paulo, tivemos a oportunidade de mostrar que o bumerangue é um esporte viável e que não é perigoso, o que possibilitou a vinda de muitos talentos para o esporte. Começamos a temporada com 14 atletas e fechamos o ano com 39, sem contar que conseguimos consolidar alguns grupos de bumerangue pelo Brasil, o que é animador”, ressaltou.
Magrão ainda salientou que o mais importante da prova final do campeonato foram o trabalho em equipe e o espírito esportivo dos bumeranguistas. “Estou feliz. A prova foi fantástica, recordes se quebraram e a união e o espírito esportivo prevaleceram. O bumerangue é uma caixinha de surpresas, afinal, por causa de uma prova, um ponto, o resultado pode mudar, assim como todo esporte, mas na modalidade há ainda a questão da condição atmosférica, de vento, de temperatura, de altitude e tivemos muitas variações de tempo durante a prova. Por isso, quem teve mais condição técnica saiu na frente. Todos estão satisfeitos e trabalharam muito, porque o participante é juiz e jogador ao mesmo tempo. Senti que desempenho do pessoal melhorou muito, apareceram novos talentos e o balanço de hoje é maravilhoso.”
Para o ano que vem, a cidade de Franca, interior de São Paulo, estará no calendário da competição. Serão cinco etapas na temporada 2011 e, ainda, o Parque do Povo será palco de 12 oficinas para quem quiser aprender mais sobre o esporte. Com isso, serão 17 eventos da modalidade contra os 14 que foram realizados em 2010. Já o Indoor também está sendo programado para o início da temporada, em São Carlos (SP) e não no começo de 2011 por conta do período de chuvas nos três primeiros meses do ano.
Presença internacional
A etapa final do I Circuito Nacional de Bumerangue contou com a presença ilustre de Eric Darnell, um dos bumeranguistas mais conhecidos no mundo e criador, entre outros, do Try Fly, o primeiro bumerangue ambidestro desenvolvido. Darnell esteve no país em 2005, durante a realização do Pan-Americano da modalidade e neste ano voltou para prestigiar a final do Circuito 2010 e trocar experiências com as feras brasileiras do esporte.
Darnell destacou a técnica dos competidores nesta última prova da temporada e comentou sobre seu retorno ao Brasil. “Foi muito divertido, o tempo estava ótimo e estou muito contente de competir aqui. Essa prova contou com competidores de ótimo nível, inclusive, consegui me entender melhor com os demais participantes para fazermos um bom jogo. A organização é ótima e o Magrão não podia ter me feito convite melhor para participar do Circuito Nacional de Bumerangue. O esforço realizado para crescer com a modalidade no Brasil tem sido duro e essa é mais uma razão para eu estar aqui. Estamos batalhando para que todos trabalhem juntos para disseminar o esporte, o que será ótimo para o país e para futuros praticantes”, finalizou.
Confira o ranking final do I Circuito Nacional de Bumerangue:
1º André Caixeta Ribeiro 88 pts
2º Tales Oliveira 68 pts
3º Rodrigo Bistricky Alves 46 pts
4º Roberto Ap. Oliveira Souza 44 pts
5º Marcio Ap. Moreira Nóra 37 pts
6º Thiago Lemos 34 pts
7º Thiago Nicácio de Melo 32 pts
8º Rafael de Souza Gomes 30 pts
9º Eduardo da Silva Mistico 16 pts
10º Paulo Machado 14 pts
11º Emerson da Silva Mistico 13 pts
12º Nelson Alfredo de Souza Gomes 12 pts
13º Alexandre José Ortega 8 pts
14º Luiz Claudio de Castro 8 pts
15º Robson Barbosa de Lima 4 pts
16º Ricardo Martini 4 pts
17º Leonilson Couto Ribeiro Junior 4 pts
18º Ronaldo Alperin 2 pts
19º Luiz Carlos Otoboni - 1 pt